#primeirodeabril – O futebol e suas histórias mal contadas

O “O Tricolor” pega na mentira e esclarece alguns fatos imaginários do futebol carioca

O mundo do futebol é colecionador de histórias mal contadas. O melhor site de notícias do Fluminense foi buscar algumas para ajudar a alegrar esse #primeirodeabril da galera tricolor.

Confira:

O Vasco foi pioneiro na luta contra o racismo no futebol

Essa é a mais mal contada entre as muitas histórias mal contadas do futebol brasileiro.

O primeiro clube a ter um negro, Miguel do Carmo, inclusive entre seus fundadores, foi a Ponte Preta, em 1900.

Acabou aceita, popularmente, a versão de que o Vasco foi perseguido por combater o racismo no início da década de 20. De fato, o Vasco tinha uma equipe recheada de jogadores negros, mas não para combater o racismo, e sim para obter vantagem sobre os demais.

Na época, enquanto todos os clubes tinham elenco amador, o Vasco pagava trabalhadores para se dedicarem exclusivamente ao futebol, praticando um profissionalismo disfarçado.

O Fluminense não tem título internacional

O Fluminense não só tem muitos títulos internacionais, como foi o segundo campeão mundial de clubes da história, em 1952, em torneio oficial, organizado pela CBD, com aval da FIFA.

Resultado de imagem para fluminense campeão mundial 52

Ainda no futebol, entre outros títulos internacionais, o Tricolor foi bicampeão do Torneio de Paris, mais cobiçado torneio internacional de futebol entre as décadas de 60 e 80.

No voleibol feminino, o Fluminense é o maior campeão sul-americano até hoje, com seis conquistas.

Flamengo foi o último campeão carioca

O Campeonato Carioca era o campeonato do antigo estado da Guanabara, capital da República. O último campeão carioca foi o Vasco, em 1977. Em 1978, o que os rubro-negros chamam de último Campeonato Carioca, nada mais foi que uma fase do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de 1978.

Na ocasião, o Conselho Nacional de Desportos, proibiu a realização do Campeonato Carioca, exigindo a fusão das federações Carioca e Fluminense, uma vez que o antigo estado da Guanabara havia sido extinto.

O Fluminense pulou da Série C para a A

Pega na mentira! O Fluminense disputou e conquistou a Série C em 1999 e se qualificou para a disputa da Série B. Em 2000, no entanto, não houve Série B e sim um campeonato único, com mais de 100 clubes, divididos em vários módulos.

O que causa a confusão é que o Fluminense foi convidado a jogar o módulo dos clubes da Série A, terminando em terceiro lugar, qualificando-se para jogar as oitavas de final, quando foi eliminado pelo São Caetano.

Fosse o módulo do Fluminense a Série A, o Corinthians teria que ter sido rebaixado para a Série B em 2001, pois foi o último colocado.

O Vasco é o único clube carioca a ter estádio

Embora inoperante no momento, o Fluminense tem o estádio Manoel Schwartz, primeiro a ser fundado no Rio de Janeiro, que abrigou, inclusive, Flamengo e Vasco em seus primeiros passos na Série A do Campeonato Carioca.

Por: Marcelo Savioli
2019-04-01T20:07:27+00:00 abril 1st, 2019|

Deixar Um Comentário