#Laranjeiras100anos – “O Fluminense não foi impedido, ele se impediu de jogar nas Laranjeiras”

Destombamento não é necessário para obra de revitalização e principal entrave é enquadramento no Estatuto do Torcedor

Parece haver um rico folclore em torno do projeto de revitalização das Laranjeiras. A começar pela lenda de que o clube está impedido de atuar em seu estádio por causa do tombamento pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o que não é verdade. “O Fluminense não foi impedido, ele se impediu de jogar nas Laranjeiras”, afirmou o engenheiro Caíque de Paula Pereira, um dos responsáveis pelo projeto de revitalização do estádio das Laranjeiras.

É bem verdade que o propósito inicial do grupo era efetuar uma obra mais radical, que requereria o destombamento. Esse projeto, porém, foi abandonado, tendo origem um outro, que foi adequado para remover os demais entraves, relacionados ao Estatuto do torcedor e ao Corpo de Bombeiros.

– O destombamento foi vetado pelo poder público porque tinham receio de que ali fosse construído um condomínio ou outro projeto dessa natureza. Decidimos fazer um projeto novo, baseado no que é permitido em termos de construção em bens tombados. É a minha área, eu sou pessoa jurídica em Marketing Cultural e Marketing Esportivo. A minha empresa faz isso. Arranjaríamos tudo e faríamos um projeto em cima do estádio de 1919, para uma capacidade de 15 mil pessoas, com um único lance de arquibancada, porque o Corpo de Bombeiros não permite mais aquela arquibancada superior íngreme. É proibido. O estádio hoje não atende ao Estatuto do Torcedor, porque você tem que ter quatro entradas diferentes, uma para cada público. O projeto que fizemos atende 100% ao Estatuto do Torcedor, que é o projeto de lei 44035, de 2013. É o mais moderno decreto para novas instalações esportivas que tem no Brasil – explicou Caíque.

Imagem relacionada

Para explicar o que se pretende fazer nas Laranjeiras, Caíque citou o caso do Maracanã, que também era tombado, porém foi autorizada uma obra, que mudou tudo no estádio por dentro.

– Toda a sede do Fluminense é tombada, não só o estádio. É um clube engessado, mas nós vamos trabalhar em cima das intervenções, como foi no Maracanã, que continua tombado e passou a ser outro estádio por dentro. Por fora, ele manteve as características, mas mudou totalmente por dentro. É o que vamos fazer nas Laranjeiras.

O que ainda falta?

A ideia do grupo era ter o projeto em fase mais avançada. A antecipação das eleições acabou, no entanto, fazendo com que o grupo adotasse uma postura mais cautelosa, esperando o desenrolar do processo eleitoral.

– Com relação ao INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), estamos em fase de conversas mais preliminares, por causa da nova eleição para presidente, que será no dia 8 de junho. Estamos tentando fechar 100% com os bombeiros primeiro, para depois fechar com o INEPAC, porque nós temos que seguir as mesmas portarias do IPHAN. O INEPAC não tem se mostrado contra. Não estamos fazendo nada fora da lei.

Leia também: #Laranjeiras100anos – Projeto de revitalização das Laranjeiras tem semelhanças, guardadas as devidas proporções, com projeto da Arena do Palmeiras

Em resumo, a expectativa é de que a situação seja definida a partir de 8 de junho, quando o Fluminense conhecerá seu novo presidente. Aparentemente, o projeto é unanimidade entre os presidenciáveis. A razão é óbvia. Em primeiro lugar, livraria o clube dos jogos deficitários no Maracanã, tornando o match Day sempre lucrativo. Em segundo lugar, o projeto prevê diversas propriedades geradoras de receitas para o clube, inclusive o próprio estádio, que poderia receber eventos diversos, inclusive em razão de sua ótima localização.

Seja sócio futebol e obtenha até 100% de desconto na bilheteria em todos os jogos do Flu como mandante. Nossa hora é agora. Clique aqui e faça já o seu plano!

Por: Marcelo Savioli às 10:32
2019-05-01T13:34:07+00:00 maio 1st, 2019|

Um Comentário

  1. Paulo Gustavo
    Geraldo Chaves 1 de maio de 2019 em 20:57- Responder

    O canal “Leiteria do Castilho – Um olhar sobre o Fluminense.” tem vários vídeos sobre o projeto de reforma das Laranjeiras.
    Vale a pema divulgar e apoiar o projeto.
    Link: https://www.youtube.com/channel/UCAPNE75V_kzYZhPaX2o1T5Q

Deixar Um Comentário