Há quase cem anos, Flu fazia Fla cair de quatro e comemorava tri antecipado

Machado, Welfare e Bacchi balançaram a meta do Urubu e fizeram a festa da multidão nas Laranjeiras

Era o ano de 1919 e o Fluminense, com uma equipe brilhante, buscava o tricampeonato carioca. Depois de bater o Flamengo por 3 a 1 no dia 24 de agosto, pela terceira rodada, no campo da rua Paysandu, o Flu cumpriu trajetória impecável rumo ao título.

O Tricolor chegou à penúltima rodada com 30 pontos, computando 15 vitórias e apenas uma derrota, para o São Cristóvão. Só o Flamengo, então com 27 pontos, podia sonhar impedir o tricampeonato. Era preciso vencer e vencer novamente na última rodada, torcendo para o Fluminense perder e voltar a perder na rodada derradeira.

Atraída pela dramaticidade do encontro, uma multidão de mais de 30 mil pessoas se dirigiu às Laranjeiras. Contam que aproximadamente cinco mil almas ficaram do lado de fora, acompanhando o andamento do jogo nas imediações do estádio.

Passeio Tricolor

Quanto ao jogo, acabou se transformando num passeio tricolor. Machado abriu a contagem aos 18 minutos do primeiro tempo, que terminou com o placar de 1 a 0. Logo aos três da segunda etapa, Welfare ampliou. Treze minutos depois, Bacchi converteu o gol do título, já que ninguém mais poderia imaginar uma reação que levasse o Flamengo à vitória. Faltava a cereja do bolo. Machado, aos 30 minutos da etapa final, fez o passeio tricolor virar goleada.

O Fluminense ainda derrotaria o América na rodada final, dando colorido a uma mera formalidade. O Flu teve três dos quatro principais artilheiros do campeonato: Welfare, Machado e Zezé, todos superados por Braz de Oliveira (24 gols), do São Cristóvão, único adversário a derrotar o Flu naquela caminhada para o tri.

O Flu, de Ramón Platero, formou, na ocasião, com o extraordinário Marcos de Mendonça; Vidal e Othelo; Laís, Osvaldo Gomes e Fortes; Mano, Zezé, Welfare, Machado e Bacchi.

 

Siga o melhor site de notícias do Fluminense por meio da nossa página no Facebook

Por: Marcelo Savioli às 20:02

 

2019-04-06T10:45:48+00:00 abril 5th, 2019|

Deixar Um Comentário