Brasileirão do século XXI – Oito campeões e domínio paulista nos primeiros 18 anos

Flu foi quem melhor honrou a tradição do futebol carioca

Desde a virada do século, o Brasileirão foi disputado 18 vezes. Nesses 18 anos, oito clubes, de quatro diferentes estados da federação, foram campeões. O Corinthians, com 4 títulos, é o campeão do século, em que pesem as circunstâncias como se deram algumas dessas conquistas, particularmente, a primeira delas, em 2005, marcada por escândalos de arbitragem, jogos anulados e a emblemática partida decisiva contra o Internacional, quando, depois de não marcar pênalti claro em Tinga, o árbitro ainda o expulsou, beneficiando o Timão.

São Paulo e Cruzeiro seguem o Corinthians com 3 títulos cada. Na cola de Cruzeiro e São Paulo estão Fluminense e Palmeiras, com duas conquistas. Atlético PR, o primeiro campeão do século, em 2001, e Flamengo, completam a lista, cada um ostentando um título do maior campeonato nacional do mundo.

São Paulo tem amplo domínio da competição no século XXI. Os clubes do estado mais rico e populoso da federação conquistaram, juntos, nada menos que onze títulos, o equivalente a 61,1% dos campeonatos disputados.

Flu é o protagonista no Rio

O Fluminense é quem melhor defende a honra e a gloriosa história do futebol carioca. Além de ter conquistado dois títulos, protagonizou grandes campanhas, tendo sido semifinalista em 2001 e 2002. Em 2007 e 2011, o Tricolor chegou entre os quatro primeiros  colocados, tendo sido o grande protagonista em 2009, não por figurar entre os líderes, mas pela histórica saga do Time de Guerreiros e sua espetacular fuga do rebaixamento, que antecedeu a conquista, no ano seguinte, do tricampeonato brasileiro.

Resultado de imagem para fluminense campeão brasileiro 2010

Além disso, o Tricolor, ao longo das 18 competições, foi responsável por abrilhantar o futebol brasileiro, ostentando nomes de primeira linha, como Romário, Fred, Deco, Dario Conca, Thiago Neves, Thiago Silva, Marcelo, Diego Cavalieri, Emerson Sheik e Ronaldinho Gaúcho, entre outros.

Em 2018, o Flu chega para a disputa com Pedro, Paulo Henrique Ganso, Luciano e um time que promete brigar pelo pentacampeonato e a defesa do protagonismo no futebol carioca.

Siga o melhor site de notícias do Fluminense por meio da nossa página no Facebook

Por: Marcelo Savioli às 16:42

 

2019-04-19T21:20:33+00:00 abril 19th, 2019|

Deixar Um Comentário