Algoz do Urubu na noite de ontem, Peñarol já foi o mais temido do mundo, menos pelo Flu

No mesmo Maracanã, Flu desbancou o timaço uruguaio na fase classificatória do Mundial de Clubes de 52

O Peñarol honrou, na noite de ontem, o futebol uruguaio, bicampeão do mundo. Viatri, de cabeça, nos minutos finais, calou o Maracanã rubro-negro. A cena não é inédita. Em 1950, na final da Copa do Mundo, os uruguaios calaram 200 mil pessoas no Maracanã, vencendo de virada, com gols de Schiafffino e Ghiggia, que deixou a Celeste em vantagem aos 34 minutos da etapa final.

A base daquela seleção uruguaia era exatamente o Peñarol. Se o futebol uruguaio já era temido na época, o Peñarol podia ser apontado, seguramente, como um dos maiores times  do mundo, se não o maior.  Os campeões uruguaios tinham em seus quadros ninguém menos que Schiaffino e Ghiggia, entre outros personagens daquela trágica final de 1952, para terror dos brasileiros que estiveram no Maracanã naquele dia 20 de julho de 1952.

Peñarol não resistiu ao pedo da camisa tricolor

Na ocasião,  Fluminense e Peñarol se cruzavam na última rodada da fase classificatória da Copa Rio, segundo Mundial de Clubes. Com um empate e uma vitória, o Flu precisava vencer para conquistar o primeiro lugar no grupo e reconquistar a torcida, desconfiada com a campanha tricolor na competição até então.

A questão toda é que naquele dia era a camisa do Fluminense que estava em campo e os uruguaios vergaram ante sua força descomunal. O Flu venceu por 3 a 0, diante de 63,5 mil pessoas no Maracanã. Marinho marcou aos 36 do primeiro e aos 30 do segundo tempo, abrindo e fechando a contagem. Orlando deixou o seu aos 44 minutos da etapa inicial.

O Flu, de Zezé Moreira, que conquistaria o Mundial diante do Corinthians no mesmo Maracanã, formou com: Cartilho; Píndaro e Pinheiro; Jair, Édson e Bigode; Telê, Didi, Marinho, Orlando (Villalobos) e Róbson.

O Peñarol, de Juan López, perdeu com: Natterro; Davoine e Colturi; Rodríguez Andrade, Nardeli e Romero; Ghiggia, Hohberg, Romay (Miguez), Schiaffino (Abaidie) e Vidal.

 

Siga o melhor site de notícias do Fluminense por meio da nossa página no Facebook

Por: Marcelo Savioli às 11:09
2019-04-04T12:43:04+00:00 abril 4th, 2019|

Deixar Um Comentário